Blog:

Festivais de Roteiro: Aumente suas Chances de se Sair Bem!

Post - Festivais de Roteiro: Aumente suas Chances de se Sair Bem!

Existem algumas maneiras de entrarmos no mercado audiovisual e de termos uma primeira oportunidade. Os festivais de roteiro são sempre algo que todo roteirista deve ter na agenda, seja para participar presencialmente, online, para se inscrever num concurso ou numa rodada de negócios.

Aliás, é importante começar esta postagem distinguindo os tipos de “eventos” que acontecem nos festivais de roteiro: 

Concurso de roteiro: são eventos que podem ajudar você enormemente na sua carreira como roteirista caso você ganhe ou seja um semifinalista. É algo ótimo para colocar no currículo! Você submete seu roteiro de longa-metragem, piloto de série ou curta e espera ser selecionado!

Laboratório: o laboratório é um processo de desenvolvimento de projeto. Você submete seu projeto e, se for aprovado, ele será desenvolvido por você e mais outras pessoas que se inscreveram pro laboratório, com a orientação de algum roteirista experiente.

Rodadas de negócio/ encontros de negócio: as rodadas de negócio são reuniões privadas entre você, roteirista, e produtores ou executivos de canal. Geralmente, você envia seus projetos para festivais.

Pitching: é uma apresentação do seu projeto. Você geralmente submete o seu projeto para pitching e o apresenta não só para uma banca, composta de produtores, roteiristas e diretores, mas também para o público daquele festival. É uma apresentação que visa a venda do seu projeto, em que você vai receber feedback sobre como melhorá-lo. É uma forma excelente de conseguir críticas de especialistas e de treinar seu pitching como roteirista.

Vou te dar algumas dicas que vão te ajudar a ficar mais tranquilo no processo de se inscrever nos festivais de roteiro! Aliás, se você está se perguntando como encontrar esses festivais de roteiro, na aba “Concursos e Festivais” você encontra todos os festivais que estão abertos no momento! Nós sempre mantemos o site atualizado.

Invista na sua sinopse: para todas as categorias que eu citei anteriormente, a sua sinopse será pedida e ela é absolutamente essencial para que você consiga, em cerca de mil a dois mil caracteres (depende do festival) resumir toda a sua narrativa. No caso dos longas, todo o enredo do longa, no caso das séries, o enredo da primeira temporada (sinopse longa da primeira temporada). No meu Minicurso: As Bases da Narrativa Audiovisual, todos os alunos precisam fazer uma sinopse ao final do curso, eu leio todas, e a melhor sinopse ganha uma consultoria gratuita de roteiro comigo! Conseguir incitar o seu leitor por meio da sinopse é absolutamente essencial para se sair bem em um festival de roteiro!

Não fazer projetos muito caros: eu sei que o sonho de todos nós é poder fazer uma série com o orçamento de Game of Thrones. Entretanto, muitas vezes os projetos nem passam porque eles trazem um universo de ficção científica, ou período de época, ou narrativas que se passam em cruzeiros… são todas produções muito caras. Ter os pés no chão ajuda muito nesse processo!

Apresentar o seu projeto da forma correta: e tantas pessoas são eliminadas por conta de documentos errados e formatação incorreta! Houve em 2020 um edital de roteiro que reprovou 27,5% dos participantes na primeira fase por conta de formatação de roteiro errada. É absolutamente necessário que você domine o formato master scenes para não sofrer esse tipo de punição por conta da formatação de roteiro. É por esse motivo que deixo o meu curso de Formatação de Roteiro sempre com as matrículas abertas: é uma urgência que você precisa sanar como roteirista! Fora isso, não esqueça sempre da logline, da sinopse, da bíblia de série… tudo isso deve estar perfeito e alinhado para a sua inscrição!

Dica: foque na inovação do seu projeto! Fazer mais do mesmo, como melodramas tipo novela, dramas de realismo e comédias pastelão não é mais o que brilha os olhos do público e da produção. Explore as narrativas do nosso Brasil! Quantas narrativas interessantes não temos para contar aqui, não é mesmo?

Pense: aquele produtor ou aqueles avaliadores vão ler mais de 300 sinopses. Como fazer a sua se destacar no meio daquelas várias outras? Português e formatação correta são básicos, e você precisa focar em como realizar uma narrativa instigante e interessante!

Comece sua carreira Por aqui:

Conheça agora nossa curadoria de cursos sobre mercado, narrativa, personagens, entre outros.