Blog:

Como criar uma rotina para escrita de roteiro

Como criar uma rotina para escrita de roteiro

Ter uma ideia é muito fácil, difícil é transformá-la, de fato, em um roteiro. Apesar dessa dificuldade, não tem muito segredo, você precisa escrever.

O ideal é que você escreva todos os dias, afinal, quanto mais se faz uma coisa, melhor são os resultados. Entretanto, existe uma grande lacuna entre a ideia e essa rotina de escrita e hoje, vou compartilhar com vocês, um pouco da minha organização e método de escrita.

Para onde vão suas ideias de roteiro?

Sim, elas precisam ir para algum lugar, diferente do que pensamos, nossa mente não é um lugar muito seguro para uma ideia, elas se perdem com extrema facilidade. Eu prefiro anotar sempre, seja um ideia simples, um insight qualquer ou até mesmo projetos que já nascem bem contextualizados.

Organizar suas ideias é a base para um bom fluxo de produção, é o começo da sua rotina. Quando você sentar para escrever, já deve estar decidido a respeito do conteúdo. Essa imagem de escritores e roteiristas que sentam sem saber o que vão escrever e saem da cadeira com um super projeto em mãos, é quase que ficção. Pode acontecer? Claro que sim! Mas e se não acontece?

Então, sempre tenha um documento como fonte de projetos, com suas ideias e suas premissas.

roteiro audiovisual.
Roteiro audiovisual.

Como escolher a ideia para se tornar um roteiro?

Tendo as ideias organizadas, você precisa escolher uma e focar nela. Existem várias coisas a se considerar: mercado, possíveis concursos ou rodadas de negócio, demanda, público e etc.

Eu, por outro lado, gosto de seguir meu coração e vou sempre priorizar o desenvolvimento da ideia que me anime mais. Afinal, o coração quer o que o coração quer, então, ele que me guie.

Ter prazer no projeto em que você está trabalhando ajuda muito. Imagina o esforço e energia que você vai gastar para escrever um roteiro que você não gosta tanto só por achar que ele pode ser mais interessante para o mercado? As chances desse roteiro ficar ruim são bem grandes.

Então, antes de escrever, escolha o projeto que mais te instiga a escrever e coloque as coisas para funcionar.

etapas de um roteiro.
Etapas de um roteiro.

Defina as etapas da escrita do roteiro.

Com a ideia escolhida e tudo pronto para escrever, distribua as etapas de desenvolvimento. Isso mesmo, não pense que você vai sentar e escrever o roteiro final em um passe de mágica. Defina bem cada etapa e coloque prazos pessoais para você mesmo cumprir, isso ajuda a manter o ritmo.

A maioria dos roteiristas seguem a ordem de brainstorming, logline, design narrativo, sinopse, argumento, escaleta, beat sheet e roteiro, mas o ideal é que você compreenda todas elas para criar uma ordem que funcione melhor para sua forma de trabalhar.

Eu, por exemplo, prefiro ir mais solto para a escrita do roteiro, então, pulo o beat shit e me guio apenas pela escaleta.

Nessa etapa de escrita, me dou metas claras, como escrever duas cenas por dia, no mínimo, e também reservo um horário fixo para meus próprios projetos.

Dessa forma, me forço a sentar todos os dias para escrever e sempre sei o que devo escrever. Em certo momento, isso se torna prático e fluido. É organizado, é dinâmico e o melhor de tudo: dá muito resultado.

Lembrando que, escrever um roteiro não é apenas de fato escrever. Revisar, ajustar, reformular, pesquisar, entre outras coisas, são necessárias para um projeto ganhar vida.

No geral? Se você quer ter uma boa rotina de escrita, organize-se! O resto é consequência.

Quer escrever um roteiro de filme ou série, mas acredita que não pode fazer isso sozinho?

Acredito que a Mentoria – Maratona do Roteiro possa te ajudar! Clique aqui e conheça esse método de escrita com acompanhamento e feedback que vai te ajudar a escrever um roteiro em 4 meses.

Comece sua carreira Por aqui:

Conheça agora nossa curadoria de cursos sobre mercado, narrativa, personagens, entre outros.