Blog Narratologia

Postagens sobre roteiro, filmes e séries para
melhorar o seu conhecimento técnico sobre narrativa!

Por que existe final aberto?

Final aberto é um recurso que sempre causa certo estranhamento no espectador menos treinado. Talvez o espectador mais maduro enxergue como uma boa provocação ou como uma proposta de reflexão, mas se você é acostumado a assistir filmes apenas de narrativa clássica, com caráter teleológico (ou seja, com uma finalidade clara), você inevitavelmente vai se incomodar pelo menos um pouco com o final aberto. Por que isso?

Ler mais

E se roubarem minha ideia?

Um grande medo quando a gente começa a escrever nossos projetos como roteirista é o plágio. Temos receio de que a nossa brilhante e criativa ideia seja furtada por meios ardilosos e que percamos a oportunidade de vender e comercializar a nossa ideia. Mas será que a nossa ideia realmente é tão única assim? E o que nós podemos fazer para protegê-la?

Ler mais

Flashback e Flashforward

Se tem um recurso narrativo que o roteirista amador acha que está arrasando quando usa, esse recurso é o flashback. Nesse post vou falar de flashback e flashforward e também vou explicar pra vocês porque não é pra sair usando esse recurso inconsequentemente. Quer usar Flashback e/ou Flashforward em seu projeto, mas não domina a…

Ler mais

Os 12 passos da jornada do herói

Você sabia que existem 12 passos para a jornada do Herói? E você sabia que originalmente não são 12 passos, mas 17? Hoje eu vou contar pra vocês quais são os passos dessa jornada e porque que eu quando analiso a jornada do herói gosto de puxar os atos e não todos esses passos. A…

Ler mais

As diferenças entre analisar e interpretar

Lá no grupo dos Narratólogos no Telegram surgiu um debate sobre a diferença entre você avaliar um filme simplesmente pelo seu gosto ou pelo seu valor estético. E, além disso, ainda comentamos sobre quando tentamos encontrar um sentido para o que o filme “quis dizer”. Neste post, trago um conceito das diferenças entre analisar e…

Ler mais

Formatação de Roteiro – Primeiros passos

Vamos falar da tão temida formatação de roteiro? Você já desenvolveu a escaleta do seu projeto, ou finalizou o argumento e a storyline do seu roteiro. Até que… chega o momento de escrever o roteiro propriamente dito! Bom, já devo adiantar que não, você não escreve um roteiro para filme ou série no word. Existem…

Ler mais

Diálogo expositivo

Uma das maiores preocupações quando você escreve o piloto de uma série é ter a consciência de que o público vai entrar pela primeira vez no universo dela, e você precisa fazer com que a audiência entenda tudo o que está acontecendo nesse universo – e entenda rápido. Para que o público compreenda quem são…

Ler mais

A estrutura narrativa em séries

Vocês sabiam que a mesma estrutura narrativa da divisão dos atos que é usada para filmes também é usada para séries? É sobre isso que vamos conversar no post de hoje. O archplot (desenvolvido a partir da Jornada do Herói) e a divisão dos atos também podem ser vistos na estrutura seriada. Só que, nas…

Ler mais

A história da Netflix

Você sabia que a Netflix é uma empresa fundada em 1997? Existe streaming desde 97? Em 97 quase não tinha internet… Exatamente, então, você segue comigo até o final desse conteúdo pra entender como uma empresa de aluguel de DVD se tornou o que é hoje. Fundada por Marc Randolph e Reed Hasting no ano…

Ler mais