Como vender Roteiro – Uma das perguntas que eu mais recebo no meu Instagram é: como eu consigo vender o meu roteiro?
É claro que todos queremos vender nossos roteiros de filmes ou séries e ganhar dinheiro por isso. O sonho é contar nossas histórias e ser bem remunerado para tal.
Eu, de forma alguma, te direi que isso é impossível, até porque eu mesma vivo isso: sou roteirista em uma série para a Star+ (Disney), dou aula como roteirista e vivo super bem. Posso ir em restaurantes, morar em um bairro nobre de São Paulo, ter o meu carro, fazer viagens (inclusive internacionais) e contar minhas histórias.
Mas é importante entendermos o que queremos dizer exatamente quando falamos em “vender um roteiro”. Saiba que eu tenho um curso gratuito em que eu te explico como vender o seu roteiro e vou ministrá-lo em breve, no início de março de 2022. É um curso gratuito que ministro com frequência, então pode se inscrever neste mesmo link que você será automaticamente redirecionado para a lista de espera.
Nesta postagem, vou explorar as duas diferentes abordagens entre “vender um roteiro”, “trabalhar como roteirista” e, no fim, explicar como você pode ter a chance de vender seu projeto de filme ou série. No mercado audiovisual brasileiro hoje, quando falamos em “vender um roteiro”, isso se traduz como conseguir tirar o seu projeto do papel e levá-lo a uma produtora, que eventualmente levará a um canal/distribuidor que, por sua vez, lhe remunerará pelo trabalho de escrever o roteiro (mesmo que você já o tenha escrito, haverá novos tratamentos). Em caso de séries, a remuneração costuma ser mensal por estar em uma sala de roteiro, que é o momento de desenvolvimento da narrativa de uma série.
Depois dá uma olhada nesse vídeo em que eu te mostro quanto ganha um roteirista no Brasil.
É muito importante compreender que, quando falamos em “vender um roteiro”, estamos falando em vender o nosso projeto. Ou seja, uma ideia original própria com um texto escrito em formato master scenes. E também é importante dizer que este ato de “vender o roteiro” não vem desprovido de trabalho: o roteiro não é uma mercadoria que você entrega, recebe por isso, vê pronto no cinema e ganha méritos e prêmios por isso. Quando você vende o seu roteiro, você vende a ideia e também a sua força laboral como roteirista.
Muitas pessoas me perguntam se elas podem simplesmente ganhar milhares de reais por uma ideia, levar os créditos por ela e outra pessoa escrever o roteiro. A resposta é simples: isso não acontece. Mesmo que você se restrinja a “dar ideia”, não escrever um roteiro não te torna um roteirista e, consequentemente, não te torna uma pessoa passível de ganhar o dinheiro que um roteirista ganha por um longa-metragem, por exemplo (que, na tabela da ABRA mais recente, é recomendado cobrar o mínimo de 90 mil reais). Você até pode ganhar algum dinheiro apenas dando ideia, mas não seria nada significativo.
O meu maior ensinamento nessa postagem é esse: entenda que escrever roteiros e ser roteirista não é apenas sobre dar ideias. É sobre construir narrativas. Isso consome tempo, estudo, trabalho, dedicação e treino. Aí entra a segunda parte dessa postagem: trabalhar como roteirista. É mais fácil ganhar dinheiro trabalhando como roteirista (não-ficção ou ficção) do que ganhar dinheiro vendendo o seu próprio roteiro. E aí vem a dica de ouro: é muito mais fácil vender o seu roteiro quando você já trabalha como roteirista. Escutei de uma executiva da Netflix que sempre recebia a pergunta “como vendo minha ideia de filme ou série para a Netflix?”; e ela responde “dificilmente aceitamos ideias de pessoas que nunca trabalharam no mercado audiovisual e de roteiristas novatos”. E isso faz sentido: a pessoa que nunca trabalhou no mercado, que tem pouca experiência e estruturar e criar séries e filmes dificilmente vai surgir com um projeto surpreendente, inovador e chamativo. Requer experiência trabalhando como roteirista para tal.
Mas preste bem atenção: isso não quer dizer que você deve desistir do seu sonho de ter seu filme ou série. O que eu estou te falando é: você pode ter a chance de ver seu filme ou a sua série sendo executado, mas isso dificilmente acontecerá quando você é um roteirista novato; entretanto, enquanto você ainda não chega nesse patamar, você terá a oportunidade de trabalhar contando várias histórias e ganhando experiência em outras séries e filmes. No meu curso gratuito “Como Vender o seu Roteiro” eu te explico melhor como o mercado funciona e também te explico como conseguir seu primeiro trabalho como roteirista.
Agora, para a última seção desta postagem: como eu tenho a oportunidade de mostrar as minhas ideias para produtoras? Porque, sim, mesmo que você dificilmente consiga vender o seu projeto, você precisa conhecer as pessoas que atuam no mercado e, eventualmente, ser chamado por essas pessoas para um trabalho!
Como vender Roteiro
Para vender o seu roteiro, você pode:
- Entrar em concursos de roteiro.
- Se inscrever em festivais e rodadas de negócio.
- Entrar em grupos de facebook, whatsapp e telegram de roteiristas. Às vezes alguns projetos são buscados por lá.
- Participar de pitchings.
- Participar de editais e ganhar o desenvolvimento.
Para te ajudar a conquistar isso, eu recomendo:
- Se inscrever na nossa Newsletter. É 100% gratuita e só é enviada uma vez por semana, para te atualizar com as
- Acessar a nossa aba de Concursos e Festivais que está sempre sendo atualizada.
- Ler esta postagem que eu já fiz explicando como se sair bem em concursos e rodadas de negócio. Nessa mesma postagem, eu explico o que são todos eles.
- Se inscrever no meu curso gratuito com certificado “Como vender o seu roteiro” que acontecerá em breve.
Espero que, com essas explicações e todo o nosso conteúdo gratuito, você consiga sua primeira oportunidade! Seja vendendo o seu roteiro ou um primeiro trabalho.