Blog:

Basta ser gênio para ser artista?

Post - Basta ser gênio para ser artista?

Hoje o que eu quero trazer aqui para vocês nessa postagem é mais uma conversa do que uma explicação: para ser artista basta ter talento ou técnica? Crescemos ouvindo que um artista é uma pessoa talentosa, que sem talento ele não é artista. Será que isso é mesmo verdade?

Muitos de vocês me pedem conteúdo sobre mercado audiovisual e sobre a mentalidade do roteirista, então eu resolvi escrever este conteúdo que mistura técnica, com desabafo, com história da dramaturgia e com experiências minhas próprias. E eu acho que esse material também funciona muito como aconselhamento para quem quer trabalhar com artes de uma forma geral, mas, como sempre, vou falar mais da minha área de atuação, que é roteiro audiovisual. 

Quem tem talento precisa estudar?

A gente tem um pensamento aqui no Brasil de que uma pessoa que trabalha com arte só precisa ter talento para executar aquela profissão, sem precisar estudar, pesquisar ou treinar aquilo por muito tempo. Eu não sei vocês, mas eu discordo muito desse raciocínio. Eu lembro que eu fiz aulas de dança por muito tempo, e eu não era boa quando eu comecei, e, três anos depois, dançando três ou quatro vezes na semana, eu consegui melhorar, comecei a ganhar mais destaque na coreografia. E eu sou uma pessoa que eu não me considero com um talento nato para dança.

Eu acredito que tudo na vida é treino. E que, com estudo e dedicação, você também consegue exercer uma profissão no ramo das artes. Não é porque o trabalho artístico não é burocrático que ele é bagunçado. Existem poéticas, existem métodos, existem linhas de pensamentos.

Outro dia eu fui estudar linhas de atuação, e fiquei chocada com a quantidade que existe para um ator seguir ou estudar. E isso eu acho muito legal porque nos EUA e na Europa existe uma filosofia muito forte de que, pra você ser escritor, ator, bailarino, você precisa estudar e treinar muito, não basta ter talento. Tanto que existem faculdades seríssimas só sobre ramos muito específicos da arte em algum desses países.

Post - Basta ser gênio para ser artista?

Mas eu também não to falando pra vocês que você precisa ter uma faculdade pra trabalhar com isso. Daí é uma das vantagens dos ramos artísticos que também gera confusão: pra você ser médico, precisa de CRM, pra ser advogado, OAB, pra ser dentista, CRO. Mas, pra ser roteirista, você não precisa de nenhuma credencial. Até se vocês forem olhar, diretores como Tarantino ou James Cameron também não fizeram faculdade de cinema, mas eles estudaram muito e assistiram a muitos filmes.

Não é pra inventar de nunca fazer nenhum curso nunca na vida. Eu não sou a pessoa que mais defende educação formal no mundo, mas acho importante você fazer um curso vez ou outra pra sempre se manter atualizado e, principalmente, pra trocar experiência, tanto com os professores quanto com os alunos. Mas também não é pra só fazer aqueles cursos de dois dias e achar que está pronto para exercer uma nova profissão, vamos com calma!

A experiência conta mais que talento?

Tem outro ensinamento que eu quero passar pra vocês: no fundo, as pessoas do meio audiovisual se importam muito mais com o que vocês fazem, em como vocês fazem, do que de onde vocês vieram ou onde vocês estudaram. Imaginem que tem uma pessoa que se formou em roteiro audiovisual na USC que, por sinal, é uma das melhores, e outra que não se formou em faculdade nenhuma. Mas essa que não se formou em faculdade nenhuma leu muito mais livros sobre narrativa audiovisual do que a outra e sozinha em casa ela escreveu mais de 10 roteiros e a outra nunca conseguiu produzir nada. Eu me sentiria muito mais confortável e segura de trabalhar com essa pessoa que leu muitos livros e escreveu mais roteiros do que aquela outra, entende?

Estou dizendo que não existe talento então? Que não precisa ter talento? Não, não estou dizendo isso. Vou dizer pra vocês o que eu acho de talento: eu acho que as pessoas que têm talento tem muito mais facilidade do que as que não têm.

Imagine uma linha de corrida, que todos precisam atingir um determinado ponto. É como se a pessoa com talento começasse mais a frente das outras que não têm, mas isso não significa que ela vai atingir primeiro a linha de chegada. E daí eu vou falar um negócio aqui pra vocês que olha… é uma das maiores máximas que eu escutei na vida: determinação supera talento. Se você não é uma pessoa que se esforça, que vai atrás, que procura, de fato nada vai acontecer na sua vida. E isso vale para todas as áreas da vida!

Vou resumir aqui pra vocês porque eu também não quero que esse conteúdo fique muito longo: estudem, se esforcem em qualquer que seja a área que vocês escolherem na vida de vocês, especialmente nas áreas artísticas. Não é porque você tem talento para trabalhar com isso que basta, muito treino é necessário e muito estudo também.

No geral, é isso. Muitas coisas exigem muito tempo para atingir a perfeição. Talento é importante, mas não é o bastante.

Você está com dificuldade para saber se quer trabalhar com escrita? Tenho um e-book gratuito que poderá ajudá-lo. Para obtê-lo, clique aqui.

Você também pode conferir mais conteúdos como este em meu canal no Youtube ou perfil do Instagram.

Comece sua carreira Por aqui:

Conheça agora nossa curadoria de cursos sobre mercado, narrativa, personagens, entre outros.