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A história da Netflix

Post - A história da Netflix

A história da Netflix – Você sabia que a Netflix é uma empresa fundada em 1997?

Existe streaming desde 97? Em 97 quase não tinha internet… Exatamente, então, você segue comigo até o final desse conteúdo pra entender como uma empresa de aluguel de DVD se tornou o que é hoje.

Fundada por Marc Randolph e Reed Hasting no ano de 1997, a Netflix passou alguns meses se desenvolvendo até ser lançada para os seus consumidores. Randolph e Hasting se inspiravam muito no modelo de comércio online da Amazon, e também se incomodavam muito com o modelo de negócio da falida Blockbuster, então, os seus dois fundadores decidiram investir dois milhões e meio de dólares para começar a Netflix: uma locadora de DVD’s, tipo a Blockbuster, só que online, não física.

Em abril de 1998 a Netflix ficou disponível para seus consumidores. E em setembro de 1999 eles tiveram uma ideia que era já a semente da Netflix de hoje: eles criaram uma assinatura mensal e, se você pagasse a assinatura, você não tinha multas por atraso da entrega, ou data para devolver os DVDs. Como a Blockbuster fazia.

Em 2000, a Netflix tinha 300.000 assinantes mas estava com um déficit grande, porque dependia dos correios dos EUA né pra entregar os DVDs, que as vezes chegavam arranhados, ou as pessoas não conseguiam assistir o filme por completo. Aí Hasting e Randolph, numa tentativa de melhorar o seu serviço, se ofereceram pra Blockbuster por 50 milhões de dólares. O nome do site seria trocado de Netflix para Blockbuster, e a equipe atual ia de administrar a parte online da Blockbuster, que ia tomar conta das entregas, ou seja, eles não iam mais se preocupar com os correios, e eles então iam funcionar como a parte online da Blockbuster.

E a Blockbuster falou não. Tenho certeza de que alguns anos depois o CEO da Blockbuster ficou levemente arrependido mas ok, vida que segue. E aí até 2002 a Netflix sofreu com dois acontecimentos: a quebra da Bolsa de Nasdaq de 2000 e o 11 de setembro de 2001, dois eventos que afetaram absurdamente a economia e fez a empresa demitir um terço dos seus funcionários.

A Netflix pós crise econômica

A Netflix seguiu firme estava se recuperando, nesse período ela também abriu para o mercado, ou seja, abriu suas ações e pela primeira vez, em 2003 deu lucro: num faturamento de 272 milhões, a Netflix faturou 6 bilhões e meio! Insatisfeito com o trabalho escravo que ele sofria e com o pouco retorno financeiro, um dos fundadores Randoplh, saiu da empresa.

Em 2005, a Netflix já enviava vários DVDs para todo país e durante anos já tinha a ideia de oferecer os seus serviços se streaming online, mas não existia ainda internet boa e acessível capaz de aguentar um filme ou uma série. Até quando o Youtube foi lançado em 2005 que a Netflix olhou e pensou: se eles conseguem, nós conseguimos também. E então a empresa começou a desenvolver uma plataforma online pra assistir filmes e séries, e em 2006, eles ofereceram um prêmio de um milhão de dólares para a pessoa que conseguisse desenvolver o melhor algoritmo de recomendação de filme existente. Ou seja, a Netflix queria uma plataforma inteligente que fosse capaz de te recomendar filmes que você gostasse.

Mas em 2007 a Netflix se lançou como uma plataforma online de streaming como assinatura! E o engraçado é que de 2007 até 2011 a venda de DVD de uma forma geral já estava caindo.

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A partir daqui a história já é mais familiar pra gente. E só pra gente dar uma alfinetada aqui, lembra da Blockbuster? Pois é, em 2007 a Netflix ofereceu 100.000 títulos online e a Blockbuster só conseguia ter mil numa loja. A própria Netflix também encerrou o serviço de aluguel de DVD. 

Em 2008 a Netflix já entrou no XBOX, onde conseguiu uma boa parceria. E em 2010 eles conseguiram expandir os serviços de Streaming para o Canadá!

Ela começou dizendo que ia separar o serviço dela de entrega de DVD que, sim, ainda estava rolando. Eles criaram uma empresa que tinha outro nome, chamado Quickster, então quem tinha assinatura da Netflix, que incluía assistir filmes online e alugar DVDs, agora tinha que ter duas assinaturas separadas. Só que a notícia foi tão mal recebida que no mês seguinte eles reverteram a decisão. 

A Netflix e suas produções originais

E em 2011 também a Netflix anunciou que começaria a produzir conteúdo original: e que ela lançaria todos os episódios de uma mesma temporada no mesmo dia, e o nome dessa série era House of Cards.

Só que os parceiros da Netflix não gostaram muito dessa atitude. Porque enquanto a Netflix ajudava a disseminar seus produtos, tudo bem, mas agora que você virou uma concorrente direta, não a queriam mais. E a empresa sofreu com algumas perdas de contrato.

E em 2011 foi quando a Netflix expandiu seus serviços para um país latino-americano: Adivinha quem? Brasil! Poxa, foi o segundo país e o primeiro que não falava inglês pra onde a Netflix expandiu. E durante todo o resto do ano a empresa também se instalou em praticamente toda américa do sul, só em 2012 é que ela foi pra Europa, a começar pelo Reino Unido.

Aí em 2013, começando com House of Cards, a Netflix lançou suas séries e entrou no Emmy com 14 indicações, 9 delas para House of Cards e todo mundo ficou tipo: WTF? Como assim bebêzão, você até cinco anos atrás só alugava DVD e agora tá levando Emmy?

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Desde 2013 a Netflix investiu pesadamente em conteúdo original; e só pra deixar escorrer aqui um pouquinho de veneno, foi em 2013 que a Blockbuster faliu e fechou suas portas.

Mas a nossa querida Netflix continua expandindo suas atividades, hoje ela está presente em mais de 130 países, só não estando presente na China, na Coreia do Norte, Síria… enfim, países que têm algumas restrições democráticas. 

Em 2016 a Netflix terminou de migrar todo o seu acervo para o Amazon Web Service. O que quer dizer que todo os filmes e séries da Netflix ficam armazenados numa nuvem provida pela Amazon. Lembrando que a Amazon tem o próprio streaming também.

E este querido serviço que nos faz tanta companhia e nos provém tanto entretenimento cresce a todo ano. Cada vez mais temos conteúdo original de altíssima qualidade e, logicamente, com narrativas mais sofisticadas. Em 2017 as assinaturas da Netflix se igualaram aos assinantes das TVs a cabo nos EUA. 

E quando eu chequei, em 14 de abril de 2019, a Netflix tinha 140 milhões de assinantes do seu serviço. 54 milhões norte americanos e, olha só que legal, 7 milhões e meio de brasileiros! Nós somos o terceiro maior mercado da Netflix e representamos 6% do mercado deles. Bacana né?

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