É roteirista e iniciou seus estudos de Cinema em 2015 em Los Angeles, na New York Film Academy, onde escreveu e dirigiu três curta-metragens.
Na parte acadêmica, é formada em Letras na FFLCH-USP e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, Beatriz estudou o gênero melodramático e sua operação em serializados para streaming.
Sua formação como roteirista continuou em São Paulo, na Roteiraria, quando fez os cursos Formação de Roteirista Avançada e Oficina de Séries. Na mesma instituição, trabalhou como monitora e posteriormente também como professora, iniciando assim seus trabalhos como docente.
Em 2019, Beatriz criou o Narratologia Escola. O Narratologia iniciou como um canal de aulas gratuitas no Youtube, mas já atinge mais de 70 mil inscritos, 35k seguidores no instagram e mais de 2000 alunos pagos.
Como roteirista, Bea escreveu o roteiro do curta-metragem “Só Olhando”, disponível no Youtube com mais de 300 mil visualizações, e é criadora e roteirista da Websérie Quarentenados, feita durante o isolamento social, que teve mais de 1 milhão de visualizações do piloto em menos de 24 horas.
Trabalhou como roteirista nas duas primeiras temporadas da série Santo Maldito (Star+), e fez uma colaboração de argumento para um longa-metragem não anunciado da Netflix.
Foi jurada do festival Rota em 2020 e em 2022, na categoria de roteiros para curta-metragens. Também foi jurada do Concurso de roteiro Loco de Ouro em 2021.
Bea já participou como palestrante e mediadora de dois dos mais influentes festivais de roteiro audiovisual da América Latina: FRAPA e Serie Lab.
É autora, roteirista e professora. Criou a série “DIA 1”, vencedora do concurso NET LAB TV e exibida na HBO (O2 Filmes).
Trabalhou como roteirista em mais de dez séries de TV, como nas três temporadas da dramédia “HARD” (Gullane/HBO), em duas temporadas da comédia “Os Homens são de Marte…” (Fábrica/Globoplay), na série de aventura “O Beijo Adolescente” (Gullane/HBO) e foi chefe de sala de uma minissérie biográfica (em sigilo), também de sua autoria.
Em 2023, será rodado o longa que escreveu em parceria com Patricia Corso, “Mãe fora da Caixa” (Morena Filmes).
Tita ministrou os cursos “Oficinas de Séries”; “Bíblia: da criação à venda” e o “Ato 1” na Roteiraria e foi jurada do concurso de roteiros do Narratologia.
É também consultora de projetos da produtora Modernista.
Cursou Direito, na Universidade do Oeste Paulista, mas abandonou a área jurídica, para seguir carreira de redator publicitário e conquistou alguns prêmios, de excelência e reconhecimento.
Em 2019 publicou seu primeiro livro, uma ficção fantástica (Cidadela) com a editora Pendragon.
Em 2020 passou a se dedicar a cursos livres de roteiro como formação em roteiro de ficção; as bases da narrativa audiovisual; formatação master scenes; escrita e desenvolvimento de bíblia de série; introdução às narrativas clássica, moderna e contemporânea; desenvolvimento de personagens, entre outros.
Em 2021 tornou-se orientador pedagógico do curso de formação e curador do concurso de roteiro, ambos do Narratologia.
Em 2022 participou do desenvolvimento, como consultor/doctoring da série infantil “Mochila do Max” para a plataforma NTPlay.
Atua como roteirista para vários canais do Youtube, escrevendo curtas, esquetes de humor e pautas de entretenimento no geral, para canais com mais de 10 milhões de inscritos e média de 1,3 milhões de visualizações por vídeo.
É professor no Narratologia – Escola de Roteiro e segue escrevendo e desenvolvendo roteiros de longas e séries.
Jotagá Crema (João Henrique Aurichio Crema) é roteirista, diretor e consultor formado em Audiovisual na ECA-USP.
Um dos criadores, roteiristas e diretores de 3%, a primeira série Original Netflix brasileira, que durou quatro temporadas (2016 – 2020). 3% foi a série não falada em inglês mais assistida na Netflix em 2016, com metade de sua audiência fora do Brasil a se tornou uma referência para produção de conteúdo original em plataformas de streaming ao redor do mundo.
Jotagá também desenvolveu, escreveu e dirigiu várias outras séries como O Zoo da Zu (Discovery Kids, indicado ao Emmy), Cinelab (Universal Channel), Experimentos Extraordinários (Cartoon Network, Futura, TV Cultura), entre outros.
Atualmente está escrevendo com Lucas Abrahão “Dia de Pagamento”, projeto vencedor do PROAC Prêmio por Histórico de Realização em Audiovisual em 2020 e está desenvolvendo uma minissérie de terror adolescente com Mariana Thomé selecionada para o TorinoFilmLab TV de 2021, premiada no SoloSerieS do Ventana Sur 2021 e selecionada para o Writers Room do festival Series Mania 2022.
Luisa Melara é roteirista e consultora de roteiro, formada em Publicidade e Propaganda, no Paraná. Iniciou sua carreira como estrategista de grandes anunciantes comerciais como O Boticário e Ambev, até em 2021 migrar em definitivo para o audiovisual ficcional.
Na escola paulistana Roteiraria, entre os anos de 2021 e 2022, concluiu os cursos Formação de Roteirista e Oficina de Séries. No Narratologia, atua como Gerente de Projetos, Suporte no Concurso de Roteiros Narratologia e Professora, já tendo monitorado e orientado pedagogicamente mais de 100 alunos, entre eles roteiristas iniciantes e experientes.
Em 2022, Luisa participou, como roteirista e consultora creditada, da websérie juvenil “Colapso”, para o canal Feliz7Play. Atualmente, também se dedica ao desenvolvimento de produções autorais e colaborações externas contratadas.
Documentos traduzidos, com ampla diversidade de gêneros e nacionalidades.
Conheça agora nossa curadoria de cursos sobre mercado, narrativa, personagens, entre outros.