Como escrever um argumento para filme – Eu já fiz outro post aqui para vocês explicando que existe um passo a passo da escrita do roteiro, que você não pode simplesmente ter uma ideia hoje e começar a escrever o seu roteiro amanhã. Existe um método e existem etapas que devem ser cumpridas para que você consiga escrever o melhor roteiro possível, da melhor forma possível. Um dos documentos que vocês escrevem antes de escrever o roteiro em si é o argumento.
O argumento é o enredo do seu filme contado em prosa. Para quem não lembra, prosa é o tipo de texto igual como este que você está lendo: um texto corrido e paragrafado. E eu sei que muitos de vocês se perguntam como que a gente escreve um roteiro, como que a gente pode elaborar o procedimento da escrita, e o argumento é um ponto importantíssimo desse processo de desenvolvimento.
Lembrando que o argumento serve apenas para a narrativa do seu FILME! Caso você esteja se perguntando se deve fazer um argumento da sua série, eu já lhe alerto: você não deve! Em séries, devemos fazer a Bíblia de Série. Eu tenho um curso gratuito em que eu te ensino a como escrever uma Bíblia de Série, você pode clicar aqui para se inscrever e ser avisado da próxima turma! Para entender o que é uma Bíblia de série, pode ler essa postagem aqui também.
O argumento é a primeira vez em que você vai ver o seu enredo do seu filme, entretanto, não é o ponto de partida do desenvolvimento. Antes de sentar para escrever o argumento, você deve ter muito claro pra você seus personagens, seu tema, a ação do seu produto e, consequência, o design narrativo. Se você deixar para desenvolver seus personagens na hora de escrever o argumento, não vai dar certo!
Depois que você tem seus personagens, tema e, especialmente, seus principais pontos narrativos definidos, você pode partir para a sua escrita do argumento. Eu selecionei aqui cinco dicas que você precisa ter em mente na hora em que você vai desenvolver o seu argumento.
A primeira dica é sobre a duração do argumento: aqui no Brasil, diferente do que vocês vão encontrar nos EUA, o argumento tem entre 5 e 10 páginas. É o tamanho que alguns editais de roteiro/desenvolvimento pedem e acabou se tornando padrão no nosso mercado. Não compensa você trabalhar fora desta margem porque você vai ter muita dificuldade para reduzir depois. Editais recentes chegaram a pedir 5 páginas, por exemplo (SP CINE 2019). Você utiliza essa margem de páginas com esses parâmetros: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples e margem de 1.5 na primeira linha.
A segunda dica é que um argumento não deve ter diálogo. Argumento não é um conto, então você não pode colocar diálogos no argumento, você precisa só contar o que vai acontecer no seu filme. O diálogo só vai aparecer no último estágio de desenvolvimento: roteiro. Existem exceções: às vezes no clímax você escreve uma única fala pra gerar impacto, ou pode ter uma ou outra fala para ajudar a criar o tom. Mas, no geral, o argumento não terá diálogo.
Dica número três: o argumento deve ser narrado em tempo presente. Vamos lembrar que o seu leitor, que provavelmente será um produtor ou um executivo de canal, vai estar lendo o seu roteiro imaginando aquilo em imagens, é por isso que você deve narrar sempre no presente do indicativo as ações que serão visualizadas pela audiência.
Dica número quatro: você não deve escrever todas as cenas do roteiro. Apesar de contar todo o enredo, isso não equivale a todas as suas cenas. As suas cenas serão sempre escritas na escaleta, com cabeçalho. Neste vídeo eu explico melhor o conceito de beat e cena, pode te ajudar a entender porque no argumento não escrevemos todas as cenas, e sim narramos os eventos.
Dica número cinco: em caso de séries, não escreva argumento! Repito o que falei no início desta postagem: para séries, devemos fazer uma Bíblia de série. O mais próximo que vamos chegar de um argumento no desenvolvimento da série é a sinopse da primeira temporada. Você pode entender melhor o porquê disso nesta explicação aqui.
No caso de curta-metragem você também pode fazer argumento para o seu filme. Acima de narrar os eventos e fazer o espectador entender o que vai se passar na tela, é compreender o tom do seu projeto. É importante que você tenha muito claro na sua mente como você vai contar a narrativa e que sensação você quer passar para o espectador quando ele assistir. Lembrando, o argumento não será muito poético ou cheio de metáforas; você vai sim ter mais liberdade de expressão em alguns momentos para chegar neste tom que você busca mas, acima de tudo, é necessário que todo leitor do seu argumento entenda qual é a história que você quer contar.